Startup Brasil – Tendencias de Investimento no Brasil

Olá pessoal, hoje fui a um encontro como tema Tendencias de Investimentos no Brazil e gostaria de compartilhar com vocês e motiva-los tambem.

Vou citar alguns pontos aqui sobre dados de pesquisas que eu pude pegar.

  • Investimentos no Brasil cresceram 26,5% de 2011($5,9 Bi) para 2012($7,4 Bi)
  • Investimentos em TI no Brasil cresceram aproximadamente 66% de 2011(0,3 Bi) para 2012(0,5 Bi)

Estamos vendo a grande ascenção de investidores no país, e esse número só tende a crescer, agora com o crescimento de startups no Brasil está atraindo cada vez mais investidores, cada vez mais o povo ta se encorajando no mundo do empreendedorismo.

  • Tendencia de outsorcing em TI

Grandes empresas de TI estão cada vez mais terceirizando a mão de obra de desenvolvimento. Então se você se simpatiza com essa área do mercado com certeza está sendo cada vez mais requisitada, infelizmente para outsourcing internacional, nosso país esta em ULTIMO lugar no ranking de custos, sendo mais caro que o proprio EUA, principalmente devido aos impostos e a educação, cada vez mais se torna mais inviável fazer outsourcing para o brasil, ainda mais tendo em vista a concorrencia como India, China entre outros países onde a mão de obra é extremamente barata. Porem não é um mercado impossivel, muitas empresas podem se interessar ao outsourcing brasileiro por outros fatores que vão alem de custos, como cultura adaptiva, fuso-horario, entre outros. (Mais info http://www.sourcingline.com/outsourcing-location/brazil)

Objetivos do governo Brasileiro para telecomunicações para 2014.

  • Extensão da banda larga para 68% da população.
  • Serviço 4G em 80% das áreas metropolitanas.
  • Cobertura telefonica em 100% das áreas rurais.

Como todos nós sabemos bilhões estão sendo investido na Copa e nas Olimpiadas, so assim pro governo acordar e forçar um melhoramento nas telecomunicações. Com essas melhorias o acesso a Internet está sendo viável para a população, a inclusão social está em crescimento, então estamos atigindo cada vez mais publicos alvos que antes não seriam possivel atingir.

  • Atuais leveis de penetração tecnológica: 60%(computadores), 92%(TV), 156%(Mobile).

Epa, como assim 156% de mobile ? É muito comum, e diferente de outros paises, o brasileiro ter 2 ou 3 celulares, para poder ligar de operadora para operadora com desconto, entre outros motivos. Então pode se esperar que possivelmente alguns terão uma mesma app instalada em mais de um dispositivo.

  • Em 3 anos o numero total de computadores é experado alcançar 200 milhões.
  • O Brasil é o 4º maior mercado para celulares no MUNDO, de acordo com o ranking da Teleco.
  • Usuários de Smartphones doblaram de 9% em 2012 para 18% em 2012. Considerando brasileiros que tem acesso a internet, usuários de smartphones somaram 44% em 2012.
  • Crescimento de usuários de Tablet no Brasil: de 1% em 1011 para 5% em 2012. Considerando brasileiros que tem acesso a internet, 24% em 2012.

A tecnologia ja faz parte da grande maioria do povo brasileiro,qualquer um tem celular hoje em dia, e cada vez mais esta sendo acessivel comprar um celular com Android.

ANDROID, é a nossa realidade, com certeza criar aplicações multi plataformas é muitas vezes a solução, é a tendencia, mas se para seu produto multi plataforma não se aplique, comece com Android, hoje com R$200 voce compra um celular com Android, nao tenho os numeros comparando os usuários de cada plataforma, mas a superioridade quantitativa de usuarios de android comparados com outras plataformas é indiscutivel.

  • Com 71 milhões de usuários, o Brasil é o segundo país de usuários no Facebook, atrás apenas dos EUA.

Todos nós sabemos como brasileiro pode passar o dia inteiro em redes socias, esse é um mercado muito forte no Brasil, brasileiro gosta de se socializar, qualquer aplicação que venha a ajudar a conhecer novas pessoas, a se comunicar, é muito forte no nosso mercado.

  • O Brasil é lider em termos de desenvolvimento de apps na América Latina, com crescimento de 83% no primeiro semestre de 2012.

Chupa Argentina !!!! haha pra discontrair.

  • E-commerce está crescendo na faixa de 20% por ano e atigindo a marca de renda de $11 bi em 2012.
  • Aumento de 300% em vendas de e-book de 2011 para 2012.

E-Commerce está cada vez mais comum entre os brasileiros, é cada vez mais comodo comprar pela internet, do que sair de casa, pegar transito, pesquisar nas lojas. Eu mesmo sempre comprei tudo pela internet. E o povo brasileiro ta cada vez mais se adaptando a essa comodidade e perdendo o medo de comprar pela internet. Comodidade de caso você precisar comprar 3 tipos de produtos diferentes, não terá que se deslocar a tres locais, que muitas vezes não são perto, além de que muitas vezes os preços serem mais acessiveis. Claro que sempre tem os picaretas que tiram vantagem do e-commerce, mas o povo está cada vez mais se adaptando e aprendendo a confiar, a pesquisar sobre a loja virtual.

Então meu amigo, como vemos o país está atraindo investidores. Então tire sua idéia do papel, se arrisque, faça seu MVP, teste seu mercado, crie o seu Startup. Acredite na sua idéia, voce nao precisa sair do seu emprego pra se dedicar a sua ideia, use suas horas livres, faça aos poucos, faça o minímo e lance, teste seu publico. Um sucesso muitas vezes não se limita a criar algo que nao tem no mercado, e sim algo inovador, se voce tem a ideia e ve que ja existe alguma similiar no mercado, crie um potencial, podemos citar inumeraaaaass empresas de sucesso, lideres, que nao vieram com uma ideia nova, e sim com inovação, com diferencial. INOVAÇÃO é a chave pro sucesso, inove, seja criativo, não tenha medo. Aqui no vale do silicio eu estou vendo milhares de startups com ideias ridiculamentes simples, mas com um minimo de inovação os cara tocam seus negócios conseguem investidores e vao se sucedendo no mercado.  Não tenham medo, acreditem na sua idéia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s